O que afeta os Condomínios na Medida Provisória que altera a Reforma Trabalhista?
16/11/2017
Calendário 2018 para os Condomínios
09/01/2018

Como planejar a decoração de Natal nos Condomínios?

 

O tempo passa muito rápido. Uma piscadinha que damos, e já é fim de ano novamente, e já é Natal. Aos poucos vamos percebendo pelas ruas as mudanças nas decorações das casas e comércio. E os Condomínios também vão se envolvendo pelo clima da época, e participam nem se for com luzinhas pisca pica.
E por onde começar? O ideal antes de começar, é planejar.
Cada condomínio terá um orçamento especifico, e este é o ponto de partida para iniciar o planejamento da decoração natalina no Condomínio. Verificar se estes gastos já foram previstos no orçamento, ou terá que ser um rateio extra (este tipo gasto é uma despesa ordinária). Analisar, se será necessário convocar uma assembleia para tratar do assunto.
Depois de analisar a questão do orçamento, pode ser interessante eleger uma pessoa responsável, uma equipe ou comissão para tratar do assunto. Será que entre os moradores do Condomínio tem alguma pessoa com aptidões e bom gosto para decoração?
É necessário definir o tipo de decoração que se deseja, se será uma decoração simples que o próprio sindico, funcionários ou moradores possam executar, ou se será necessário a contratação de um profissional ou empresa especializada no assunto. Quais ambientes serão decorados? A portaria, o hall de entrada, áreas de lazer, a fachada, jardins? Será uma decoração simples ou sofisticada? Poderá ser uma decoração sustentável utilizando material reciclável como garrafas pets e caixas de papelão para fazer os enfeites? E no caso se o orçamento tiver apertado, vale reutilizar a decoração do ano anterior, se estiver em bom estado, gerando assim economia.
Na hora de fazer as compras, ficar de olho nos preços, fazer pesquisas em diversas lojas físicas e também na internet (sempre verificar a idoneidade do site). Uma ótima opção para economizar é pesquisar em centros de comercio popular da cidade, onde se encontrar uma variedade boa de produtos com preços acessíveis.
A economia é importante sim na hora das compras, mas não se deve abrir mão da qualidade dos produtos. Fazer uma boa compra neste ano, observando a qualidade, pode resultar em economia no próximo Natal, reaproveitando os objetos desta compra.
E falando de qualidade, ela deve estar relacionada com segurança. Na aquisição de iluminação natalina, observe com cuidado o estado geral de cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles sempre deverão estar em bom estado. Verificar nas embalagens a potência, a tensão ou voltagem 110 ou 220, dados do fabricante, se o plugue de conexão tem selo do Imetro. Observe se determinada iluminação pode ser instalado em áreas externas. Atentar para a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede. Não manuseie a fiação da decoração se estiver ligada a rede elétrica. Evite acidentes, choques elétricos e incêndios, e cuidado com água perto dos fios de iluminação.
A conta de energia elétrica também deve ser lembrada. A lâmpada de led dos pista pisca geralmente tem um consumo de energia dez vezes menor que a incandescente, e são mais duráveis.
Envolver as crianças neste trabalho, pode dar certo? Sim, se for um Condomínio que tenha muitas crianças, pode ser um momento para promover uma recreação saudável entre os pequenos. Pode ser montado uma árvore com enfeites feitos por eles, por exemplo. Sempre estes tipo de atividade deverá ser supervisionado por adultos responsáveis para manter a organização e segurança.
Nas etapas da decoração, planejar é a palavra principal. Planejar para que depois da conclusão dos trabalhos, todos possam desfrutar do bem estar de um ambiente bonito e agradável.
Saindo um pouco da decoração, mas dentro do espirito natalino, que tal promover alguma campanha social dentro do Condomínio, como doação de brinquedos ou alimentos para alguma instituição?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *